Exposição e concurso de fotografia.

  • Referência
    «Iniciativa Louvável — Uma valiosa exposição de fotografia promovida pelos empregados e operários da Imprensa Nacional», República, de 8 de janeiro de 1938, p. 5.
Assunto

Exposição e concurso de fotografia promovidos pelo Grupo Desportivo da Imprensa Nacional.

Ficha

«Interessante e significativa do apreço em que as classes não consideradas de ‘elite’ têm as manifestações artísticas — é a exposição de fotografias que esta tarde se inaugurou na sede do Grupo Desportivo e Recreativo do Pessoal da Imprensa Nacional de Lisboa.
Preparada sem grandes pretensões a exposição aparece, no entanto, com um aspeto extremamente simpático e com apreciáveis realizações de arte fotográfica. Um pormenor a registar, antes do mais: o elevado número de trabalhos apresentados, a comprovar bem o entusiasmo com que a ideia do grupo foi recebida. Depois, as boas revelações de sentido artístico da parte dos expositores, embora nem todos os trabalhos tenham sido feitos com vista à exposição. Enfim, o critério de seriedade que presidiu à iniciativa, nomeando-se um júri de apreciação cuja competência se reconhece pela simples enunciação dos nomes que o constituem: o pintor, Prof. Armando de Lucena, Félix Correia, jornalista, Mário Passos dos Reis, da direção da Sociedade de Belas Artes, e o fotógrafo Silva Nogueira.
[…]
O 1.º prémio foi atribuído ao Sr. António Miguel Mateus, pela fotografia de um ‘Amanhecer na ponte de Santarém’, esplêndida combinação de luz e tons, com suavidade matinal. […]
À inauguração assistiram os Srs. Capitão Maia Loureiro, Jaime Vicente de Sousa, secretário da Imprensa Nacional, engenheiro Perestrelo de Vasconcelos, Campos Pereira, Jorge Vieira, pela direção do Grupo promotor da exposição, os membros do júri e da comissão.»