O livro com a obra de Patrícia Almeida (1970-2017), que passa a integrar a coleção de fotografia “Série Ph.” editada pela Imprensa Nacional, será apresentado a 30 de setembro às 18h, na biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa.
Ph.15 Patrícia Almeida é um livro retrospectivo e evocativo da obra de Patrícia Almeida, que inclui diversos inéditos, editado em parceria com David-Alexandre Guéniot e que contém um ensaio de José Bértolo. O texto aborda a obra da fotógrafa através dos seus livros e onde se refere que “Após a interrupção da vida, [Patrícia Almeida] permanece entre nós com outro estatuto, o de um fantasma que continua a comunicar, a inquietar, a questionar através das imagens que deixou.”

O livro pretende valorizar a obra de Patrícia Almeida como um nome a recordar e a preservar na fotografia portuguesa. Uma obra que se foi transformando e que evoluiu passando por diversas fases: um primeiro momento através de uma fotografia mais documental enquanto território de pesquisa e de criação artística, depois uma outra abordagem onde passa a trabalhar e a pensar a fotografia de uma forma mais lata enquanto imagem e, nos últimos anos, a fotografia enquanto discurso, numa reflexão mais política. Ao longo do seu percurso, os livros desempenham um papel central, refletindo a abordagem singular à fotografia. Através dos livros, explora a fotografia de forma crítica, experimental e lúdica, utilizando a edição como uma ferramenta para investigar as potencialidades discursivas das imagens.

Patrícia Almeida estudou História na Universidade Nova de Lisboa e Fotografia no Goldsmiths College em Londres. Em 2004 publica o seu primeiro livro, No Parking, um projeto realizado em Tóquio enquanto bolseira da Fundação Oriente, e apresenta, em 2007, a série Locations, a sua primeira exposição individual, na Kgaleria em Lisboa. Em 2010 é nomeada para o prémio de fotografia contemporânea portuguesa BESphoto e em 2011 funda a editora GHOST com David-Alexandre Guéniot. O seu trabalho é regularmente apresentado em Portugal, Europa e Brasil e integra várias coleções, entre elas a Fundação PLMJ, a Fundação de Serralves, a Coleção Novo Banco, o Centro de Artes Visuais de Coimbra, o Centro Português de Fotografia ou a CACE – Coleção de Arte Contemporânea do Estado.

A Série Ph. é uma coleção bilingue dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, com direção editorial de Cláudio Garrudo e conta já com títulos dedicados a Jorge Molder, Paulo Nozolino, Helena Almeida, Fernando Lemos, José M. Rodrigues, Ernesto de Sousa, Jorge Guerra, Daniel Blaufuks, Alfredo Cunha, António Júlio Duarte, José Luís Neto, Rita Barros e Manuela Marques.
Apresentação Ph.15 Patrícia Almeida
30 de setembro, terça-feira / 18h30
Biblioteca da Imprensa Nacional
Rua da Escola Politécnica, n.º 135, Lisboa