Depois do sucesso da primeira edição da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, na Cidade da Praia, este ano a festa do livro está a decorrer na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente. Começou no dia 19 de outubro e prolonga-se até ao próximo domingo, 28 de outubro.
Nesta 2.ª edição, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde celebra o ponto de encontro entre África, Europa e América e, claro, as suas literaturas.
Esta grande festa do livro – já considerada um dos maiores eventos literários dos Palop’s – conta com a participação de 40 convidados, entre autores, editores, atores, professores, jornalistas, políticos, e divulgadores culturais.
De entre os convidados destacam-se nomes como Miguel Sousa Tavares, Júlio Magalhães, Margarida Fontes, Fátima Fernandes e Francisco José Viegas, Yara dos Santos, João Branco, Vera Duarte, Lázaro Ramos, Nuno Miguel Pinto Martins, Filipa Melo, João Céu e Silva, Olavo Bilac Cardoso, Juan-Manuel García Ramos, Manuel Veiga, Duarte Azinheira, Fátima Bettencourt, Carmen Posadas, Pedro Marques Lopes, Shauna Barbosa e José S. Gómez Soliño.
Presente estará também o mais recente agraciado com o Prémio Camões: Germano Almeida, nascido na ilha da Boa Vista, em 1945, que encerrará este certame.
Além dos encontros com escritores, decorrem ações de formação para profissionais ligados ao mercado editorial e sessões dirigidas ao público escolar e universitário de São Vicente, num compromisso com o talento cabo-verdiano.
E porque os livros também passam no grande ecrã, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde abre também as suas portas à sétima arte com um ciclo de cinema em português e a projeção, entre outros, de A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso.
Durante a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, será ainda anunciado o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França. Esta que é uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Imprensa Nacional de Cabo Verde, com o objetivo de promover o talento literário cabo-verdiano com a edição da obra vencedora em Portugal e Cabo Verde. E também homenagear a grande figura que foi Arnaldo França: poeta e ensaísta, académico que esteve na génese do ensino superior em Cabo Verde, crítico, investigador e historiador da literatura cabo-verdiana.
Até ao próximo domingo, o Centro Cultural do Mindelo acolhe ainda uma feira do livro que conta com mais de 2000 livros a preços mais baixos, sem esquecer os títulos dos convidados do evento.
Já se sabe que em 2019 será a ilha do Fogo a acolher a 3.ª edição do Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde.
Entretanto esteja atento: o vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França está quase, quase a ser anunciado!
Conheça o Programa da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde aqui