O Dia Internacional dos Museus este ano é marcado, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), pelo início da intervenção em uma das mais importantes pinturas portuguesas quinhentistas: Painéis de São Vicente, cuja autoria é atribuída a Nuno Gonçalves. Considerado o primeiro retrato coletivo da pintura europeia, esta obra consiste num políptico composto por seis painéis. A única vez que foi alvo de um restauro foi em 1910, quando os «Painéis» foram descobertos no Paço Patriarcal de São Vicente. O restauro dos Painéis de São Vicente é um grande desafio para o MNAA e pode trazer surpresas, uma vez que este tesouro nacional ainda suscita várias dúvidas quanto às figuras nele retratadas: são 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
Na procura de respostas, em 2017, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Ana Seixas escreveram e ilustraram respetivamente a obra infantojuvenil Quem É Esta Gente nos Painéis de São Vicente? Uma edição da Imprensa Nacional em parceria com a Pato Lógico Edições.
Sinopse: Quem é esta gente nos Painéis de São Vicente? É uma boa pergunta e é também o título de um livro divertido que te convida, a ti e à tua imaginação, a descobrir a resposta.
Os Painéis de São Vicente, grande retrato de grupo, pintado por Nuno Gonçalves há cerca de quinhentos anos, em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, já desencadearam muitos debates e estudos entre especialistas em História de Arte, não havendo ainda uma conclusão definitiva quanto à identificação das personagens.
Este livro imagina a história dos preparativos para a pintura, dá a conhecer factos e estudos reais, e estimula o jovem leitor a pensar sobre este admirável mas misterioso tesouro.
Observações: Contém sobrecapa com reprodução dos Painéis de São Vicente. Saiba mais na nossa loja online. Aqui.