Pedro Marques Gomes é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador integrado do HTC — História, Territórios e Comunidades da NOVA-FCSH/CFE e professor na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
É autor das obras Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975 (Alêtheia, 2014) e Breve História do Partido Socialista (Público/100Folhas, 2019) e cocoordenador de A Revolução nos Media (Tinta-da-China, 2014), Polícia(s) e Segurança Pública (MUP, 2020) e A Liberdade por Princípio (Tinta-da-China, 2021).
Pedro Marques Gomes tem participado em vários projetos de investigação, publicado estudos em revistas científicas e colaborado em obras coletivas. Investigador e membro da Comissão Editorial do projeto «Obras de Mário Soares», coordena atualmente o projeto de investigação «“À frente da Revolução”: Os jornalistas na transição para a democracia em Portugal (1974-1976)».
A sua tese de doutoramento, de que resultou o livro A Imprensa na Revolução. Os Novos Jornais e as Lutas Políticas de 1975 (Imprensa Nacional, 2021), foi distinguida com o Prémio Fundação Mário Soares — Fundação EDP 2019.