No podcast «A Poesia Dita.» está agora em escuta o poema «O desertor», do poeta brasileiro, de origem portuguesa, Marcus Vinicius Quiroga. «O desertor» é um poema inserido no livro Não Viajarei por Nenhuma Espanha, título vencedor da primeira edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, publicado, em 2021, na coleção «Comunidades Portuguesas», uma coleção resultado da parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Oiça o podcast aqui
O DESERTOR
A questão é que o desertor
nos faz pensar em duas partes:
o mundo de que se deserta
e o outro, para o qual se evade.
Daí o temor, o mal-estar,
a maldição a quem discorda:
às vezes, a lei diz mais alto,
pune o desertor com a morte.
A questão é que ele talvez
pudesse ter razão, portanto
quem permanece não perdoa
quem faz tudo não ser como antes.
Agora que há em nós a dúvida:
«é este mundo razoável?»
Como não culpá-lo por isto?
Como olhar-se no espelho em paz?
Marcus Vinicius Quiroga Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. Foi professor universitário, poeta, contista, crítico e ensaísta. Doutorou-se em Literatura Brasileira. Membro da Academia Carioca de Letras e do PEN Clube do Brasil escreveu cerca de 25 livros de poesia, muitos deles premiados. Marcus Vinicius Quiroga foi ainda colaborador de diversas publicações literárias, como Caderno Ideias, jornal Rioletras, Renovarte e a revista da Academia Brasileira de Letras.
Marcus Vinicius Quiroga descendia de portugueses por parte do avô paterno e dos avós maternos, que eram da zona de Viana do Castelo.
Em 2019 foi vencedor, ex aequo com Irene Marques, da 1.ª Edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, entregue em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Marcus Vinicius Quiroga venceu o galardão pelo seu trabalho Não Viajarei por Nenhuma Espanha.
Marcus Vinicius Quiroga faleceu no Rio de Janeiro, em maio de 2020, vítima de Covid-19.