Depois de publicado o volume que contém a única peça de teatro e os contos de Vitorino Nemésio — Amor de Nunca Mais (1920), Paço do Milhafre (1924) e O Mistério do Paço do Milhafre (1949) —, chega agora a vez da coleção «Obra Completa de Vitorino Nemésio» acolher o primeiro romance publicado pelo autor, Varanda de Pilatos, e as três novelas por ele reunidas no volume A Casa Fechada.
Varanda de Pilatos foi publicado, pela primeira vez, em 1927. As três novelas, reunidas no volume A Casa Fechada, foram publicadas dez anos depois, em 1937.
Varanda de Pilatos teve alguns títulos provisórios como por exemplo O Meu Nome é Venâncio, O Curioso Adolescente ou ainda Um Rapaz que era assim. É um romance claramente de aprendizagem e autobiográfico, narrado na primeira pessoa, o que não foi do particular agrado para a crítica dominante à época. Já A Casa Fechada colige as novelas O Tubarão, Negócio de Pomba e A Casa Fechada.
Este 2.º volume da série Ficção conta com nota editorial de Luiz Fagundes Duarte.
A coleção «Obra Completa de Vitorino Nemésio» é destinada a um público vasto, em que cada volume é revisto e apresentado por um especialista na matéria, a Imprensa Nacional e a editora Companhia das Ilhas dão um contributo decisivo para a divulgação e o conhecimento da obra de um dos escritores que ficarão para a história da literatura portuguesa do século xx: Vitorino Nemésio.
Saiba mais detalhes sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/varanda-de-pilatos-a-casa-fechada/