A escrita biográfica é um género cada vez mais procurado no nosso País, conforme o prova o elevado número de livros que têm sido publicados. Acompanhando o interesse por este género, a Imprensa Nacional promove a edição da monumental obra Os Primeiros-Ministros de Portugal (1820-2020), projeto que envolveu também a Presidência do Conselho de Ministros e o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE).
A coleção, constituída em três volumes, apresenta, para além das biografias, um estudo explicativo sobre as competências e atribuições dos Primeiros-Ministros nos diferentes períodos históricos. Fruto de um vasto trabalho de investigação, esta obra, acessível a todos os leitores, apresenta um estudo que, de forma global e integrada, ainda não tinha sido feito.
«A importância do Chefe do Governo enquanto ator político determinante da História do Portugal contemporâneo e, ao mesmo tempo, objeto dessa mesma História, é inquestionável. Faltava, porém, um estudo global que, tratando este tema de forma rigorosa e com a necessária profundidade, fosse simultaneamente sintético e acessível a todos os leitores.
Com esse objetivo, o CEPESE — Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade desenvolveu o presente trabalho, que dá a conhecer as biografias das personalidades que exerceram o cargo de Primeiro-Ministro desde o triunfo definitivo do Liberalismo à atualidade, precedidas de uma detalhada análise quanto à criação e evolução do cargo e ao perfil conjunto daqueles que o exerceram ao longo dos últimos duzentos anos.» (da contracapa)
Editado em parceria com a Presidência do Conselho de Ministros e o CEPESE — Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.