
história do século vinte,
de José Gardeazabal
Vencedor do Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2015 — POESIA
ainda não li tudo
começa aqui
um novo espírito, uma nova literatura e ciência
ninguém deseja uma nova guerra,
então ainda a maior catástrofe da história
em construção.
Começa assim história do século vinte — assim mesmo, escrito tal qual, todo em minúsculas — o magnífico livro de José Gardeazabal e a primeira obra publicada deste autor, que se destacou na primeira edição do prémio instituído em 2015 pela INCM.
história do século vinte é também o primeiro título editado na nova PLURAL, a emblemática coleção criada por Vasco Graça Moura em 1982, agora numa nova fase, assumindo como seu principal objetivo a publicação de obras poéticas de indubitável qualidade que de outra forma seriam de difícil acesso para o público português.
A apresentação será assegurada pelo júri da edição de 2015, composto por José Tolentino Mendonça, Pedro Mexia e Jorge Reis-Sá, três figuras de referência da cena literária portuguesa atual.
O Prémio INCM/Vasco Graça Moura foi criado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em homenagem ao cidadão, autor, intelectual e editor que foi Vasco Graça Moura, para o reforço da sua missão de editora pública de promover e preservar o património da língua e cultura portuguesas.
O Prémio INCM/Vasco Graça Moura passa a distinguir anualmente obras inéditas de Poesia, Ensaio ou Tradução, áreas em que se notabilizou o também antigo administrador da INCM, responsável pelo pelouro editorial na década de 1980.
7 de abril de 2016 | 18:00h
Biblioteca da Imprensa Nacional
Rua da Escola Politécnica, n.º 135 (Lisboa)
RAS