Por ocasião dos 10 anos do desaparecimento de Antonio Tabucchi, um dos mais significativos escritores europeus do último terço do século xx, a Imprensa Nacional lança o ensaio Antonio Tabucchi e as Geometrias da Ficção, de autoria de Anna Dolfi, com tradução de António Mega Ferreira.
Antonio Tabucchi nasceu, em 1943, em Pisa, e dedicou grande parte dos seus estudos a Fernando Pessoa, produzindo ensaios sobre o poeta português e traduzindo as obras suas. Paralelamente à sua atividade de ensino, pesquisa e crítica literária, Antonio Tabucchi criou igualmente uma notável obra como ficcionista. Destaque para Donna di Porto Pim (A Mulher de Porto Pim, 1983), Notturno Indiano (Noturno Indiano, 1984), Piccoli Equivoci Senza Importanza (Pequenos Equívocos sem Importância, 1985) e Sostiene Pereira (Afirma Pereira, 1994), que deu origem ao filme com o mesmo nome, realizado por Roberto Faenza e filmado em Portugal.
Antonio Tabucchi e as Geometrias da Ficção é um livro que reconstrói a aventura narrativa de Tabucchi, um autor que, através de jogos, de disfarces, das máscaras da invenção, conseguiu falar da inquietação que nos acompanha e que alimenta a saudade, a nostalgia do possível, o desejo de outro lugar.
Em Antonio Tabucchi e as Geometrias da Ficção, Anna Dolfi revisita os temas e motivos fundamentais da obra de Antonio Tabucchi, revela-lhe as leituras, interroga-lhe o estilo e a extraordinária capacidade narrativa. Faz emergir da escrita os traços de um survival kit romanesco feito de personagens inesquecíveis, de paisagens, de cidades, de músicas, de quadros, de comidas, de filmes, de dark ladies, de spy stories, mas também de rêves e de revés, de omissão e de arrependimento. Nisto se inclui a História que, nos seus contos e romances, guia a tensão ética tabucchiana, ao dar vida aos anti-heróis que têm a coragem de agir e de testemunhar, porque não bastam lágrimas solitárias para «frequentar» o futuro mudando o presente.
Anna Dolfi é professora emérita da Universidade de Florença e é membro da Accademia Nazionale dei Lincei. Considerada um dos mais importantes estudiosos de Leopardi, do Leopardismo, do Hermetismo, da narrativa e da poesia do século xx, projetou e organizou volumes de âmbito comparatista dedicados às «formas da subjetividade». Devem-se-lhe importantes estudos sobre a obra de Giorgio Caproni e de Giorgio Bassani, do qual publicou a edição crítica da poesia completa. Sobre Tabucchi, além de uma edição comentada de Nocturno Indiano e das atas de um colóquio por ela organizado (I «notturni» di Antonio Tabucchi), são imprescindíveis os seus ensaios: «Antonio Tabucchi, la specularità, il rimorso»; «Gli oggetti e il tempo della saudade»; «Le storie inafferrabili di Antonio Tabucchi». Foi a curadora do livro de ensaios póstumo de Tabucchi, Di tutto resta um poco. Letteratura e Cinema, que saiu em 2013.
Saiba mais sobre este título aqui: https://loja.incm.pt/products/livros-antonio-tabucchi-e-as-geometrias-da-ficcao-1025291?_pos=1&_sid=6096c5138&_ss=r