Depois de largos meses esgotada no mercado a Ph.03 Helena Almeida conhece agora uma 2.ª edição que já está disponível nas livrarias. Com ensaio introdutório de Delfim Sardo, intitulado «Continuar Aqui», esta segunda edição do livro da Série Ph., dedicado a Helena Almeida (1934-2018), conceituada artista plástica portuguesa, percorre 50 anos da sua produção artística (com obras de 1968 até 2018) e alguns desenhos do seu processo.
«(…) o trabalho de Helena Almeida ocupa um lugar muito relevante na arte europeia do pós-guerra, quer em termos estritamente conceptuais, quer nos parâmetros estéticos a partir dos quais desenvolveu o seu trabalho, quer, finalmente, nas consequências ético-políticas que advêm da sua presença perante nós, como corpo feminino que se conta.»
Delfim Sardo
Helena Almeida (1934-2018) forma-se em Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1955. Em 1964 obteve uma bolsa de estudos e deslocou-se para Paris. Nesta cidade tomou contacto com a arte abstrata, o que influenciou bastante a sua carreira artística. A partir dos anos 60 destacou-se pela sua obra multifacetada, sobretudo envolvendo a fotografia, tornando-se uma figura conhecida no panorama artístico português contemporâneo e uma das mais importantes do último século. Quando volta para Portugal, em 1967, realiza a sua primeira exposição individual, na Galeria Buchholz. Desde então foram 50 anos de carreira, até aos seus últimos trabalhos.
A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, pretende editar os grandes nomes da fotografia contemporânea portuguesa.
A edição é bilingue (português e inglês).
Saiba mais sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/ph-03-helena-almeida/