A escritora Isabel Alçada e a historiadora Maria Fernanda Rollo foram nomeadas para integrar o Conselho Editorial da Imprensa Nacional, em substituição de Leonel Ribeiro dos Santos e de Manuel Ferreira Patrício.
Ao Conselho Editorial, órgão consultivo do Conselho de Administração da INCM, compete dar pareceres sobre os aspetos literário, cultural e artístico da atividade editorial da empresa.
Isabel Alçada e Maria Fernanda Rollo juntam-se agora a Ivo Castro, Maria Helena Coelho, José-Augusto-França, José Carlos de Vasconcelos, António Mega Ferreira, Pedro Mexia, Guilherme de Oliveira Martins e a Francisco José Viegas.
Isabel Alçada nasceu em 1950, em Lisboa.
É licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tem Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Boston e Doutoramento em Educação e Literacia pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1976, iniciou a carreira docente como professora de Português e História do 2.º ciclo. A paixão pela educação reflete-se em diversas atividades (em 1995, por exemplo, coordenou o grupo de trabalho que concebeu a rede de bibliotecas escolares e, de 2006 a 2009, foi comissária do Plano Nacional de Leitura). Entre 2009 e 2011, foi Ministra da Educação. Tornou-se escritora de livros infantojuvenis em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção Uma Aventura, que escreve até hoje em parceria com Ana Maria Magalhães, com quem assina outras coleções e livros didáticos.
Maria Fernanda Rollo
Historiadora. Doutorada e Agregada em História Contemporânea. Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Doutoramento em História. Coordenadora da Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Ciência e Tecnologia; Coordenadora do Centro República. Membro do Research Council do Instituto Europeu de Florença.
Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2015-2018), Presidente do Instituto de História Contemporânea (2011-2015), Conceção e coordenação da infraestrutura ROSSIO (2011-2015), Comissária Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2008-2011), Vice-presidente do Instituto de História Contemporânea (…-2011), Comendadora da Ordem Infante D. Henrique.
Tem como áreas de investigação História de Portugal no século XX; história da economia, da sociedade e da inovação no Portugal contemporâneo; história da engenharia em Portugal; participação de Portugal nos movimentos de cooperação económica europeia; história institucional, história empresarial; história das políticas e da organização da ciência em Portugal; ciência aberta, ciência cidadã – disseminação e democratização do conhecimento.