Foi com profundo pesar que a Imprensa Nacional tomou conhecimento do desaparecimento, aos 79 anos de idade, de Machado Pires, intelectual respeitado e especialista na obra de Vitorino Nemésio.
António Machado Pires foi membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional, editora onde dirigiu a publicação das obras completas de Vitorino Nemésio e onde publicou vários títulos como O Essencial sobre Raúl Brandão, Rouxinol e Mocho ou, entre outros, Luz e Sombra no século xıx em Portugal.
António Machado Pires nasceu em novembro de 1942 em Angra do Heroísmo. Licenciou‑se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde lecionou e onde foi assistente de Vitorino Nemésio, Líndley Cintra e de Jacinto do Prado Coelho. Doutorou-se em 1979 com uma tese sobre a ideia de decadência na Geração de 70 (século xıx). Ao longo da sua vida escreveu e publicou livros, artigos, ensaios e conferências. Foi ainda reitor da Universidade dos Açores entre 1982 e 1995. Fez conferências em universidades do Brasil, da Bélgica, da Alemanha, dos Estados Unidos, de Inglaterra e de Espanha.
Expressamos as nossas sentidas condolências à família e amigos.