A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) revelou esta sexta-feira, dia 27 de maio, os seus prémios anuais, numa cerimónia que teve lugar no auditório da Academia Militar, na Amadora.
O catálogo Ídolos: Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal, uma coedição da Imprensa Nacional e do Museu Nacional de Arqueologia, foi distinguido como Melhor Catálogo.
Ídolos: Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal é o catálogo da exposição internacional que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia entre 9 de abril e 17 de outubro de 2021.
Antes, a exposição tinha estado já patente no Museu Arqueológico de Alicante e no Museu Arqueológico Regional de Madrid, em Alcalá de Henares.

Constituída a partir do património de 28 Museus da Península Ibérica, a exposição apresentou bens arqueológicos cronologicamente datados do 6.º ao 3.º milénio a. C. no Centro/Sul de Portugal e Espanha e reuniu as últimas descobertas sobre as comunidades agro-pastoris do Neolítico final/Calcolítico da Península Ibérica.
A mesma exposição foi ainda galardoada, na cerimónia da APOM, com os seguintes prémios:
– Melhor Projeto Internacional
– Melhor Trabalho de Museografia
– Melhor Transporte de Património
Também a Embaixada de Espanha foi agraciada com o prémio de Cooperação Internacional, a propósito da mesma exposição internacional.