Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Correspondência Expedida - Ministérios. 1875-1880 - cx. 5
  • Tipo de documento
    Exposição
  • De:
    Administrador-Geral da Imprensa Nacional, Venâncio Deslandes
  • Para:
    Presidente do Conselho de Ministros e Ministro da Fazenda, Fontes Pereira de Melo
Transcrição

«Quando, em outubro do ano findo, regressei a Lisboa da viagem de estudo, que empreendi a França, em cumprimento da Portaria de 18 de julho do mesmo ano, tive a honra de expor verbal, mas larga e minuciosamente, ao sr. Conselheiro António Rodrigues Sampo, o ilustre estadista […], quais haviam sido os resultados gerais da minha comissão, e quanto devera, para o seu melhor desempenho, a diversos cavalheiros, cujos nomes declarei desde logo […].
O sr. Haureau, membro do Instituto, comendador da Legião de Honra, um dos homens de ciência e dos funcionários mais abalizados de França, é atualmente o diretor geral da Imprensa Nacional de Paris, cargo que há desempenhado com unânime aplauso. Devo recordar V. Ex.ª que foi naquele grandioso estabelecimento, com o qual o nosso mantém, desde largos anos, estreitas e cordiais relações, que alguns artistas portugueses receberam úteis lições, encontrando sempre nele a nossa Imprensa Nacional poderoso estímulo, e o mais sincero desejo de a coadjuvar […].
O sr. Alfredo Mame, impressor-editor em Fours, membro do conselho diretor da exposição universal de Paris em 1878, comendador da Legião de Honra, é o chefe de um dos mais antigos, dos mais respeitáveis, e porventura o mais importante estabelecimento, de que justamente se ufana e vangloria a indústria tipográfica francesa. A sua casa editorial, verdadeiro modelo de ordem e de administração, rivaliza também com as primeiras do mundo. Ao sr. Alfredo Mame devi e devo preciosas informações, e a promessa, que conto ainda poder tornar efetiva, de admitir na sua casa um ou dois operários para se habilitarem na arte da encadernação de livros, arte em que as oficinas do sr. Mame realizam verdadeiros prodígios de economia e de luxo.
O sr. Carlos Guasco, cavaleiro da Legião de Honra, é redator e diretor do Bulletin de l’Imprimerie, uma das publicações mais curiosas no seu género, e nesta qualidade os seus vastos conhecimentos e elevados dotes morais, garantem-nos discreto conselho e valiosos auxílios.
Engenheiro e gerente da grande casa do insigne construtor Marinoni, que obteve na exposição universal de Paris o único Grand Prix concedido, na respetiva classe, aos industriais franceses, o sr. Júlio Michaud foi quem se encarregou de receber e expedir para Lisboa todas as máquinas que se achavam expostas no palácio do Campo de Marte e a Imprensa Nacional adquirira para fazer aumentar o material das suas oficinas, incluindo uma grande máquina de reação, que imprime 4000 folhas de grandíssimo formato por hora, construída com o maior esmero pelo mencionado Marinoni.
O que deixo dito parece-me de sobra para justificar o pedido, que tomo a liberdade de fazer a V. Ex.ª, da Comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa para os srs. Haureau e Alfredo Mame; do grau de cavaleiro da mesma ordem para o sr. Carlos Guasco; e do de cavaleiro da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo para o sr. Júlio Michaud.[…]»