Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    157
  • Tipo de documento
    Ofício
  • De:
    Administrador Geral
  • Para:
    Director Geral de Instrução Secundária Superior e Especial
Transcrição

“(…) Sobre o assunto da nota n.º 702 dessa Direcção Geral, datada de 25 de Julho, mas só ontem, 31, entregue à Imprensa, cumpre-se dizer a V. Ex.cia que não foi sem surpresa que recebi, porquanto a informação que nela se pede foi enviada em ofício confidencial nº 9 de 15 do mês findo dirigido a V. Ex.cia. É possível que se haja extraviado; mas essa mesma hipótese só posso admitir contrariamente, visto que sobre os termos da aludida informação V. Ex.cia teve ensejo de trocar comigo e com o director das oficinas deste estabelecimento, Sr. Gregório Fernandes, impressões na sala dos Passos Perdidos, quando um ou dois dias depois ali nos encontrámos, dizendo-nos por sinal V. Ex.cia que ia remeter sem demora cópia da informação à Secretaria da Guerra. Rogo por isso a V. Ex.cia o favor de dar as suas ordens, ou no sentido de se procurar nessa Direcção Geral a informação em questão ou de ser tirada aqui uma segunda cópia do oficio em que eu esclarecia mais uma vez V. Ex.cia sobre o revisor Caldas.
A propósito, deixe-me já agora V. Ex.cia dizer-lhe que o referido Caldas, tendo terminado na sexta feita passada o castigo que lhe foi aplicado pelo conselho disciplinar, ainda até agora não se apresentou ao serviço, havendo enviado no sábado uma carta em que pretextava que, por afazeres particulares, só ontem, segunda-feira, poderia comparecer, o que, como era de esperar, não fez, enviando, porém, perto das 7 horas da tarde, outra carta, cujos termos positivamente de troça, transcrevo para melhor elucidação de V. Ex.cia:
Não pude ir hoje (segunda feira) nem amanhã (terça feira posso, só na quarta me apresentarei justificando as minhas faltas, que são causadas por motivo de serviço público.
Em qualquer outra Repartição do Estado um empregado como o revisor Caldas estaria há muito demitido. Aqui ainda o não foi – o que é certamente um cumulo depois dos ares de perseguido que, segundo V. Ex.cia me tem referido, ele toma como variante das suas proezas.

Saúde e Fraternidade
Lisboa Administração Geral da Imprensa Nacional

1 de Agosto de 1911

Ex.mo Sr. Director Geral de Instrução Secundária Superior e Especial

O Administrador Geral

Luís Derouet”

(pp. 30-31)