Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Correspondência Expedida - Ministérios. 1887-1894 - cx.7
  • Tipo de documento
    Ofício
  • De:
    Administrador-Geral da Imprensa Nacional, Venâncio Deslandes
  • Para:
    Diretor-Geral da Instrução Pública, António Maria de Amorim
Transcrição

«Em resposta ao ofício de V. Ex.ª, datado de 4 do corrente, no qual, de ordem de S. Ex.ª o sr. Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, sou convidado a proceder às averiguações sobre qual poderá ser o vencimento anual que exigirá o artista que se pretender contratar, e qual o custo aproximado das máquinas, que tem de adquirir-se para se organizar o serviço a que se refere a minha representação de 10 de novembro último, cumpre-me dizer:
1.º Que, segundo sou informado por pessoas da maior competência, para aprender os processos modernos de aplicação da fotografia às artes gráficas, atendendo a que há aqui pessoal inteligente e, para assim dizer já iniciado em alguns desses processos, o prazo de um ano é excessivo, bastando quando haja de contratar-se algum artista, que o seja por seis meses, o máximo.
2.º Que devendo os artistas para ensinar tais processos ser escolhidos entre os mais distintos das oficinas de Paris, não poderão certamente contratar-se por vencimentos mensais inferiores aos que tem nas oficinas francesas e variam entre 1000 e 1500 francos.
3.º Que o material completo de uma oficina de modernos processos gráficos, acaso em parte dispensável, custará, aproximadamente 5000 francos.»