Retrospetiva da atividade do Grupo Desportivo.

  • Referência
    «Crónicas de Lisboa — Clubes de desporto», O Primeiro de Janeiro, de 14 de agosto de 1939, p. 4.
Assunto

Retrospetiva da atividade do Grupo Desportivo da Imprensa Nacional.

Ficha

«[…]
Das pequenas coletividades que existem, que não se dedicam ao futebol, mas unicamente à ginástica, natação e tiro, recebemos o relatório da gerência do Grupo Desportivo e Recreativo do Pessoal da Imprensa Nacional. E da leitura dos seus mapas de despesa e receita, nós verificamos, que este clube conta somente 323 sócios e teve de cotização, única fonte de receita, 16.950$95, gastou com o ensino da ginástica aos seus associados, 7.437$95, ao passo que nos grandes clubes cuja receita de cotização vai além dos 300 contos, o dispêndio com a secção de ginástica foi de 12.300$40 no Benfica, de 8.097$75, no Sporting, clubes cuja população associativa se conta por milhares.
Este facto, demonstra-nos que a ação desportiva dos chamados pequenos clubes é mais intensa, mais prática, do que a função dos clubes grandes, cujos associados cuidam unicamente do jogo da bola.
Por consequência, a ação educativa destes clubes pequenos é mais salutar, mais produtiva, demonstrando cabalmente que o clube cuida da ação educativa do seu associado.
[…]
Os troféus ganhos foram seis, sendo a taça ‘António José Bebiano’ em basquete e as taças ‘Manuel Castelo Branco’, ‘Recreativo dos Olivais’, ‘Campolide’, ’64.º aniversário do Ginásio Clube Português’ e ‘Aniversário do Grupo Atlantic’, em tiro.
O Grupo da Imprensa Nacional, triunfou ainda recentemente na prova ‘Armando Mura’ que reuniu mais de duas centenas de atiradores e em que ficou 1.º classificado Fernando Costa, do Grupo da Imprensa Nacional […].»