Visita dos aprendizes às instalações do jornal O Século.

  • Referência
    «Os alunos da Imprensa Nacional visitam as instalações do ‘Século’», lllustração Portugueza, n.º 310, de 29 de janeiro de 1912, pp. 147-148.
Assunto

Reportagem fotográfica sobre a visita dos aprendizes da escola de tipografia da Imprensa Nacional às instalações e oficinas de O Século.

Ficha

«A Imprensa Nacional tem uma escola onde os aprendizes de tipógrafo se industriam em todos os segredos do seu mister e que a atual direção remodelou auxiliando com visitas de estudo a educação dos estudantes. A primeira visita do programa foi às oficinas de O Século, onde o seu inspetor, Sr. João Pereira da Rosa, e o engenheiro, Sr. capitão Sá Carneiro, explicaram o funcionamento dos variados maquinismos e as diversas fases da composição, estereotipia e impressão do grande jornal.
Primeiro viram a vastíssima sala da composição, onde estão as linotypes, cujo trabalho apreciaram detidamente; passaram à fotogravura, onde se fazem as gravuras da Ilustração Portuguesa e donde saem centenares para particulares e o seu mestre, Sr. Frederico Buendia, deu as mais amplas instruções acerca de todo o mecanismo das excelentes instalações.
Entraram então no grande hangar, onde estão as máquinas de impressão, que foram postas em movimento, tirando-se alguns exemplares do jornal que o inspetor das oficinas ofereceu aos visitantes.
A visita estendeu-se a todas as dependências do Século, desde os armazéns à redação, e deste modo se auxiliou duma maneira útil, a instrução ministrada na aula da Imprensa Nacional. Com exemplos do que lhes mostraram podem agora os funcionários que acompanharam os alunos e que eram os Srs. Gregório Fernandes, Carlos Augusto de Carvalho, José Serrão, David Gomes e Miguel Gomes, mais facilmente elucidá-los nos seus estudos.
Outras visitas igualmente instrutivas se vão seguir, fazendo todas parte da organização que o novo diretor da Imprensa Nacional, Sr. Luís Derouet, deu àquele estabelecimento do Estado.
A prática, misturada assim à teoria do ensino, sem dúvida dará resultados iguais aos do ensino técnico nos outros países.»

Ver original em Hemeroteca Digital >>