Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    590
  • Tipo de documento
    Aviso
  • De:
    Aviso Régio/D. Miguel Pereira Forjaz
  • Para:
    Mesa do Desembargo do Paço
Transcrição

“O Principe Regente Nosso Senhor: Manda remeter a V. Mce o Aviso da copia junta (…) dirigido à Mesa do Desembargo do Paço em data de 20 do corrente para cumprir pela parte que lhe toca (…)

Aviso Regio
Para Francisco da Cunha e Menezes = Il.mo e Ex.mo Snr. : O Principe Regente Nosso Senhor Manda remeter a Mesa do Desembargo do Paço a copia inclusa do Decreto de 21 de Maio proximo passado, assinada por João da Silva Moreira Paizinho, Oficial Maior da Secretaria de Estado dos Negocios do Reino, pelo qual foi servido extinguir as Juntas da Direcção e Administração da Impressão Regia, como nele se declara.
Não sendo porem da Real Intenção do Mesmo Augusto Senhor que a Sua Real Fazenda fique privada dos lucros que lhe provem do Privilegio que lhe foi concedido pelo Decreto de 19 de Abril e Aviso de 16 de Fevereiro de 1803 de imprimir, e licenciar os papeis neles conteúdos, muito principalmente nas actuais circunstancias em que tanto se carece de recursos pecuniários. E querendo o mesmo Senhor combinar o interesse da Sua Real Fazenda, com o comodo dos Autores, e Editores, os quais justamente desejam que as suas obras saiam à luz, com a menor demora possivel. É servido ordenar que os censores régios João Guilherme Cristiano Muller, e o Desembargador João Pedro Ribeiro, fiquem privativamente encarregados de rever, e autorizados mandarem correr, todos os Periódicos, Folhetos, e Papais que para esse fim lhes forem remetidos, pelo Administrador Geral da referida Impressão Régia, sem outra formalidade mais do que a de remeterem à sobredita Mesa uma relação daqueles que tiverem licenciado juntamente com os respectivos originais, e exemplares do Estilo O que V. Ex.ª fará presente na sobredita Mesa, para sai inteligência, e o fazer executar com as ordens necessárias (…) Palacio do Governo em 20 de Agosto de 1810 = D. Miguel Pereira Forjaz = João da Silva Moreira Paizinho” (pp. 4v.-5)