Participação da Imprensa Nacional na Filgráfica.

  • Referência
    «As Artes Gráficas em Portugal», Diário de Notícias. America's Only Daily Published in Portuguese, 7 de março de 1969, p.2.
Assunto

Participação da Imprensa Nacional na Filgráfica - Exposição de Artes Gráficas.

Ficha

«Ascende a 20.000 o número de patrões e trabalhadores que se ocupam, em Portugal Continental, na Imprensa e nas Artes Gráficas. A sua atividade distribui-se por cerca de 1.800 empresas, algumas das quais empregam quase 2.000 pessoas.
Em 1967 as Artes Gráficas portuguesas produziram impressos no valor de aproximadamente 2.000.000 de contos, gastando-se nessa produção mais de 800.000 contos em matérias-primas e energia. Entre muitos tipos de impressos produziram-se 240.000.000 de exemplares de revistas e jornais não diários e 5.500 títulos de obras diferentes.
Todos estes números se encontram patentes na Grande Exposição de Artes Gráficas – a “Filgráfica” – aberta na Feira Internacional de Lisboa até ao dia 12 de Março.
No certamente apresentam-se, em expressiva síntese, exemplos de matérias-primas e dos mais modernos equipamentos utilizados nas Artes Gráficas, bem como na atividade editorial e livreira de Portugal e do estrangeiro. A Imprensa está também representada por vários pavilhões.
Numa zona reservada à Imprensa Nacional de Lisboa – cujo II Centenário decorre – observam-se curiosos exemplares de equipamento tipográfico primitivo, entre os quais uma pequena fábrica de papel do século XVIII.»