Participação da Imprensa Nacional na Filgráfica.

  • Referência
    «As Artes Gráficas em Portugal», Diário de Notícias. America's Only Daily Published in Portuguese, 7 de março de 1969, p. 2.
Assunto

Participação da Imprensa Nacional na Filgráfica — Exposição de Artes Gráficas.

Ficha

«Ascende a 20.000 o número de patrões e trabalhadores que se ocupam, em Portugal Continental, na Imprensa e nas Artes Gráficas. A sua atividade distribui-se por cerca de 1.800 empresas, algumas das quais empregam quase 2.000 pessoas.
Em 1967 as Artes Gráficas portuguesas produziram impressos no valor de aproximadamente 2.000.000 de contos, gastando‑se nessa produção mais de 800.000 contos em matérias-primas e energia. Entre muitos tipos de impressos produziram-se 240.000.000 de exemplares de revistas e jornais não diários e 5.500 títulos de obras diferentes.
Todos estes números se encontram patentes na Grande Exposição de Artes Gráficas — a ‘Filgráfica’ — aberta na Feira Internacional de Lisboa até ao dia 12 de Março.
No certame apresentam-se, em expressiva síntese, exemplos de matérias-primas e dos mais modernos equipamentos utilizados nas Artes Gráficas, bem como na atividade editorial e livreira de Portugal e do estrangeiro. A Imprensa está também representada por vários pavilhões.
Numa zona reservada à Imprensa Nacional de Lisboa — cujo II Centenário decorre — observam-se curiosos exemplares de equipamento tipográfico primitivo, entre os quais uma pequena fábrica de papel do século xvııı.»