Ficha
«Uma comissão delegada do pessoal operário da Imprensa Nacional, composta dos Srs. Eurico Castello Branco, Filipe Duarte Ferreira e J. Gregório Fernandes, e apresentada pelo novo administrador daquele estabelecimento, Sr. Luís Derouet, foi ontem ao ministério do Interior fazer entrega ao Sr. Presidente do governo provisório, o ilustre sábio Dr. Téofilo Braga, uma mensagem concebida nos termos seguintes:
‘Exmos srs. — O pessoal operário da Imprensa Nacional, vibrando de entusiasmo pelo ato heróico e decisivo que acaba de implantar no país a República, vem perante vós, que neste momento histórico consubstanciais a ideia, e sois os dignos representantes do sistema, que todos confiadamente esperam a redenção e ressurgimento da pátria, protestar a sua franca e leal adesão e evidenciar a alegria que inunda os seus corações de portugueses. Os signatários congratulando-se convosco por um ato tão levantado, e acolhendo-se cheios de esperança debaixo da nossa bandeira que vós tão alto procurais erguer, saúdam-vos num viva uníssono e fremente como amigos, como beneméritos e como heróis! Viva a República Portuguesa!’
O Sr. Dr. Teófilo Braga teve para os comissionados calorosas expressões de agradecimento, pedindo-lhes, fossem também os intérpretes, destas expressões junto dos seus camaradas de oficina.»