Apoio do operariado à República.

  • Referência
    «Depois da Luta — O pessoal operário da Imprensa Nacional saúda a República», O Mundo, n.º 3576, de 13 de outubro de 1910, p. 3.
Assunto

Apoio do operariado da Imprensa Nacional ao novo regime republicano.

Ficha

«Uma comissão delegada do pessoal operário da Imprensa Nacional, composta dos Srs. Eurico Castello Branco, Filipe Duarte Ferreira e J. Gregório Fernandes, e apresentada pelo novo administrador daquele estabelecimento, Sr. Luís Derouet, foi ontem ao ministério do Interior fazer entrega ao Sr. Presidente do governo provisório, o ilustre sábio Dr. Téofilo Braga, uma mensagem concebida nos termos seguintes:
‘Exmos srs. — O pessoal operário da Imprensa Nacional, vibrando de entusiasmo pelo ato heróico e decisivo que acaba de implantar no país a República, vem perante vós, que neste momento histórico consubstanciais a ideia, e sois os dignos representantes do sistema, que todos confiadamente esperam a redenção e ressurgimento da pátria, protestar a sua franca e leal adesão e evidenciar a alegria que inunda os seus corações de portugueses. Os signatários congratulando-se convosco por um ato tão levantado, e acolhendo-se cheios de esperança debaixo da nossa bandeira que vós tão alto procurais erguer, saúdam-vos num viva uníssono e fremente como amigos, como beneméritos e como heróis! Viva a República Portuguesa!’
O Sr. Dr. Teófilo Braga teve para os comissionados calorosas expressões de agradecimento, pedindo-lhes, fossem também os intérpretes, destas expressões junto dos seus camaradas de oficina.»