Oferta de obras da Imprensa Nacional em Moscovo.

  • Referência
    «Oferecidos pelo Dr. Mário Neves. Clássicos portugueses numa biblioteca moscovita», Jornal de Notícias, de 25 de abril de 1975.
Assunto

Oferta de edições clássicas portuguesas, da Imprensa Nacional, a uma biblioteca de Moscovo.

Ficha

«Moscovo — O embaixador de Portugal em Moscovo, Dr. Mário Neves, visitou a Biblioteca de Literatura Estrangeira para entregar uma pequena, mas valiosa, coleção de clássicos portugueses, oferta do editor da Imprensa Nacional Portuguesa — anunciou a agência Tass.
As obras, que se encontram agora em exposição numa das montras da biblioteca, incluem, além de textos de Camões, os ‘Comentários’ de D. Afonso de Albuquerque, e a ‘Ásia’, de João de Barros, fontes altamente importantes para a história das grandes descobertas geográficas. Contam-se também duas ‘Crónicas’, a de Fernão Lopes e a de Garcia de Resende.
Os historiadores terão ao seu alcance uma reedição em seis volumes da ‘História de Portugal nos Séculos XVIII e XIX’, de Rebelo da Silva, uma ‘Genealogia Portuguesa’, em três volumes, de Braancamp Freire, e um catálogo em dois volumes de ‘Joalharia Portuguesa’.
Entretanto, foi editado, pela primeira vez em Moscovo, um dicionário técnico português-russo. […] O dicionário é destinado a ser usado por cientistas, engenheiros e técnicos. […]»