MOURA, Vasco Navarro da Graça

  • Nascimento
    1942
  • Morte
    2014
  • Categoria Profissional
    Administrador
Biografia

Nasceu no Porto, em 3 de janeiro de 1942.
Advogado e escritor, com vasta obra literária, foi Secretário de Estado da Segurança Social após o 25 de Abril de 1974, Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Pessoa e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (décadas de 1980 e 1990), Diretor da RTP 2 e Diretor do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian.
Administrador da INCM entre 1979 e 1989, foi responsável por uma transformação profunda do papel da editora pública, tornando-a culturalmente interventiva através de uma política editorial que ultrapassou o caráter supletivo. A sua intervenção na recomposição do programa editorial passou pela criação de coleções como a «Biblioteca de Autores Portugueses», sendo a primeira de várias entretanto planeadas como «O Essencial», a «Plural» ou a «Biblioteca de Autores Clássicos». A renovação da missão editorial da INCM passou assim a assentar na diversidade temática e disciplinar, acessível a um público mais vasto, cobrindo áreas como poesia, ensaio, filosofia e arte, assumindo a responsabilidade de divulgação da cultura portuguesa.
Esteve na origem da proposta de organização da Expo 98, juntamente com António Mega Ferreira. Foi também deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD (1999-2009) e dirigiu o Centro Cultural de Belém entre 2012 e 2014.
Morreu em Lisboa, em 27 de abril de 2014. No ano seguinte foi criado o Prémio IN/Vasco Graça Moura pela INCM como reconhecimento deste seu legado.