MARECOS, José Frederico Pereira

  • Nascimento
    1802
  • Morte
    1844
  • Categoria Profissional
    Administrador-Geral
Biografia

José Frederico Pereira Marecos. Gravura de Santa Bárbara [1846]. Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal.
Nasceu em 29 de novembro de 1802.
Bacharel em Direito, poeta, professor de Literatura e jornalista. Liberal, esteve preso durante o governo absolutista, entre finais de 1831 e julho de 1833, acusado de conspiração contra os miguelistas. Foi deputado entre 1840 e 1842, oficial da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, redator do Diário do Governo e, entre 1838 e 1844, Administrador-Geral da Imprensa Nacional.
A sua administração deu lugar a um dos períodos de maior desenvolvimento técnico e artístico da Imprensa Nacional, com forte modernização tecnológica e profissional, aproximando-a das congéneres europeias. A partir de uma primeira viagem pela Europa, em 1843, deu início ao projeto de reorganização dos serviços e de renovação das oficinas. Com esta reforma formalizou-se e estruturou-se o ensino, iniciou-se a modernização da Fundição de Tipos e alargou-se a capacidade de oferta ao mercado nacional. Também durante esta administração, os prelos de madeira foram substituídos por novos prelos de ferro, adquiriu-se o primeiro prelo mecânico e acrescentaram-se novos jogos de matrizes.
Após a sua morte prematura, em 27 de novembro de 1844, foi substituído na administração da Imprensa Nacional pelo seu irmão, Firmo Augusto Pereira Marecos.