Inauguração da Exposição Bibliográfica sobre Vasco da Gama.

  • Referência
    «Amanhã — A Exposição Bibliográfica da Imprensa Nacional será inaugurada pelo ilustre chefe do Estado, com a assistência das embaixadas especiais, governo e corpo diplomático», O Mundo, n.º 8258, de 26 de janeiro de 1925, p. 1.
Assunto

Inauguração da Exposição Bibliográfica, realizada na biblioteca da Imprensa Nacional, no âmbito das comemorações do 4.º centenário da morte de Vasco da Gama.

Ficha

«Realizou-se ontem na sala da Biblioteca da Imprensa Nacional a inauguração da Exposição Bibliográfica, que constituiu, certamente, um dos mais valiosos números do programa de festejos consagrados a Vasco da Gama. Foi enorme a concorrência. Luís Derouet, auxiliado por António Sérgio, conseguiu reunir na linda sala do moderno edifício, sucessor da velha oficina tipográfica do tempo de D. João V, um núcleo importantíssimo de espécimes bibliográficos alusivos ao descobrimento do caminho marítimo para a Índia, ao almirante mor Vasco da Gama e à nossa epopeia marítima. […] Nos intervalos dos vãos das janelas, mais quadros, mais livros, mais estampas, mais documentos; e ao tempo, frente ao vitral que decora a janela maior da sala, a mesa de honra onde pousa o livro das visitas, ornado na página de honra por uma lindíssima aguarela de Alfredo Morais.
[…] Às onze horas precisas entravam no edifício da Imprensa Nacional o ministro dos negócios estrangeiros, o núncio em Madrid, Mgr. Tedeschini, e Mgr. Nicotra, núncio em Lisboa, embaixador do Brasil, ministros da Bélgica, Holanda, Grécia, França, comandante Millet, adido militar francês, Santos Tavares, Dr. Macedo Soares, Dr. Queiroz Veloso, general Sousa Albuquerque, Dr. Sebastião Costa Santos, Dr. Gonçalves Teixeira, etc. Todos os ilustres convidados visitaram demoradamente a riquíssima exposição, que ficou depois aberta para o público. […]»