Homenagem a Sousa Viterbo.

  • Referência
    «Sousa Viterbo. Plebeu e portuense ilustre», O occidente: revista illustrada de Portugal e do estrangeiro, n.º 1154, de 20 de janeiro de 1911, pp. 11-14.
Assunto

Homenagem póstuma a Sousa Viterbo. Inclui notas bibliográficas, muitas das quais referentes a edições impressas na Imprensa Nacional.

Ficha

«Notas bibliográficas
A obra de Sousa Viterbo é vastíssima e não é fácil relacionar o colossal trabalho deste homem de letras desde que publicou o seu primeiro livro, em 1870, intitulado O anjo do pudor […].
Na Enciclopédia Portuguesa encontra-se a nota, talvez mais completa, das obras de Sousa Viterbo, que passamos a transcrever:
[…] ‘‘Frei Bartolomeu Ferreira, o primeiro censor dos ‘Lusíadas’’’ (Lisboa, 1891, Imprensa Nacional, 8.º grande, 237 pags., edição magnífica adornada com o retrato do autor em fototipia da casa Biel, do Porto, e duas reproduções de autógrafos de frei Bartholomeu, feita em diferentes qualidades de papel pelo ilustre camoneonista dr. A. A. de Carvalho Monteiro); ‘A fonte dos Amores — Florilegio poetico’ (Lisboa, Imprensa Nacional, 1889, 8.º grande, 68 pags., adorada com uma fototipia representando a Fonte das Lagrimas, e editada igualmente pelo dr. A. A. de Carvalho Monteiro) […]»

Ver artigo completo em Hemeroteca Digital >>