Referência

Diário das Sessões da Assembleia Nacional, Suplemento ao n.º 199, de 6 de abril de 1957, p. 66.

Resumo

Contas gerais do Estado de 1955 (metrópole). Parecer da comissão encarregada de apreciar as contas públicas:

«58. A Imprensa Nacional deixou de fazer parte deste organismo [Direção-Geral de Administração Política e Civil]. Constitui hoje o capítulo 4.º do Orçamento. […]»

«Imprensa Nacional de Lisboa»
«59. A Imprensa Nacional de Lisboa tem sofrido ultimamente uma remodelação no seu equipamento.»
«E, na verdade, assim era preciso, dados os consideráveis avanços feitos pela indústria gráfica e o papel importante que este organismo deveria desempenhar na indústria portuguesa.»
«Os pareceres já recomendaram há anos o seu reequipamento, e têm sido atendidas gradualmente as recomendações aqui formuladas quanto à inscrição no orçamento e gasto de verbas. Mas há ainda uma questão importante e de grande interesse, que precisa de ser vista e que é a da elaboração de um plano do conjunto das oficinas.»
«O estudo conveniente dos trabalhos de cada secção ou divisão, a harmoniosa coordenação dos seus objetivos e a compra de máquinas e outra aparelhagem que os satisfaçam rapidamente são grandes necessidades deste organismo, como, aliás, de todos os organismos com caráter industrial semelhante.»
«A Imprensa Nacional tem uma tradição de qualidade e necessita de organizar-se no sentido de produzir em tempo adequado os trabalhos que lhe são confiados.»
«Em 1955 a despesa elevou-se a 17972 contos, mais 2488 contos do que no ano anterior.»
«Mas o exame em pormenor desta despesa revela que o grande acréscimo se deu na rubrica máquinas e utensílios. Quer dizer, o acréscimo foi utilizado no reequipamento da Imprensa.»