Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Biblioteca 5-1-E-1-1-/49
  • Tipo de documento
    Circular
  • De:
    Comissão organizadora do Grupo Desportivo
  • Para:
    Funcionários da Imprensa Nacional
Transcrição

«Prezado colega,
Embora de algum tempo a esta parte tivéssemos a preocupação de fundar um grupo desportivo e recreativo do pessoal da Imprensa Nacional, só agora, mercê das dificuldades obtidas, tivemos ensejo de levar a efeito tal ideia, que submetemos à vossa apreciação na presente circular.
É certo que mais de uma vez se tem tentado pôr em prática esta ideia, porém tem sido em vão o esforço despendido nesse sentido. Atribuímos o fracasso a um factor importantíssimo: os objectivos bastante restritos que limitavam a acção do grupo que se pretendia criar. Daí o fraco interesse e a diminuta cooperação do pessoal e por fim o seu desaparecimento, inevitável por falta de concorrência.
Ora, julgamos, na presente iniciativa, curar este mal. Pretendemos dar largo alcance à acção desportiva e recreativa do grupo que nos propomos organizar, de modo que todo o pessoal possa aproveitar os seus benefícios e, consequentemente, interessar-se pela sua existência.
Assim, a par da parte recreativa, que beneficiará não só o pessoal como ainda as suas famílias, poderemos dar grande desenvolvimento à parte desportiva aproveitando as possibilidades presentes e criando outras para o futuro.
É nosso intuito criar aulas de ginástica para os sócios e seus filhos, dirigidas por um competente instrutor, e tomar parte em campeonatos desportivos nas modalidades que pudermos praticar.
Para juntar o útil ao agradável, e atendendo a que a nossa profissão exige determinados conhecimentos que muitas vezes não nos é possível adquirir individualmente, poderemos promover a criação de aulas de português, francês e inglês.
A sede será instalada na Rua da Imprensa Nacional, 110, 1.º, o que, decerto, facilitará a missão do grupo, não só por ficar tão perto da Imprensa Nacional, e por consequência num ponto central, como também porque nas suas amplas salas poderemos dispor à vontade de grande variedade de jogos próprios.
Eis pois, resumidamente, a acção do grupo que pretendemos criar e que julgamos ser necessário para promover uma união ainda mais forte de todo o pessoal, pela familiaridade constante em que este depois se encontrará.
Esperamos portanto contar com a vossa adesão, para o que bastará preencher o questionário que acompanha esta circular.»

«A Comissão organizadora
Alexandre Rosado | José Maria Cruz
Celestino Simões | Martiniano Domingues Júnior
João Loureiro dos Santos | Ramiro Farinha
Joaquim Canhão | Raúl Cartaxo»

«Questionário
Deseja filiar-se no Grupo?_______
Nome____________ Idade_____ anos. Estado_________
Morada_________________________
Oficina a que pertence____________________
Lisboa, 24 de fevereiro de 1937»