Granta é uma revista literária com publicação simultânea em Portugal e no Brasil. É dirigida por Pedro Mexia e por Gustavo Pacheco. A direção de imagem é de Daniel Blaufuks. No n.º 8 desta nova Granta em Língua Portuguesa, publicada pela Tinta da China em parceria com a Imprensa Nacional, o tema «Longe» serve de ponto de partida às narrações.
Ir até o ‘fim do mundo’, encontrar criaturas extraordinárias e depois viver para contar a história, tendo a certeza de que depois disso você nunca mais será o mesmo: algo tão antigo quanto a humanidade, e que se confunde com a própria origem da literatura.
Nosso mundo é muito menor do que o de Tchékhov, e muitíssimo menor do que o de Homero; no entanto, a ideia do longe continua mais presente do que nunca nas histórias que contamos uns aos outros.
Gustavo Pacheco
Colaboram neste volume Chloe Aridjis, William Atkins, Elsa Court, Mateo García Elizondo, Tiago Ferro, Michael Ignatieff, Adelaide Ivánova, Calila das Mercês, Yara Nakahanda Monteiro, José Viale Moutinho, Maria José Oliveira, Gunnhild Øyehaug, Edward W. Said, Marcelo Vicintin, Francisco José Viegas e Joana Stichini Vilela.
Os ensaios fotográficos são de Ana Caria Pereira e Caio Reisewitz.
Tão Longe, Tão Perto, o título de uma longa-metragem de Wim Wenders, sugere que essas coordenadas antagónicas admitem uma certa ambiguidade, uma certa reversibilidade. O longe e o perto como factos físicos não determinam forçosamente distância nem proximidade, porque assumem as mais variadas formas, entre as quais as poéticas e as especulativas.
É por isso que um tema como Longe permite diferentes declinações, individuais ou colectivas, em vastas distâncias percorridas ou com aquilo que está ao alcance da mão.
Pedro Mexia
Saiba mais detalhes sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/granta-em-lingua-portuguesa-8-longe/