*Informação atualizada em 23 de novembro de 2024


QUAL O OBJETIVO DO PRÉMIO DE EX-LÍBRIS DA BIBLIOTECA DA IMPRENSA NACIONAL?

O Prémio visa estimular o design de ex-líbris e distinguir a proposta que melhor represente a Biblioteca da Imprensa Nacional.

PORQUÊ A CRIAÇÃO DESTE PRÉMIO?

O Prémio enquadra-se nas comemorações do centenário da Biblioteca, destinando-se a valorizar o ex-líbris enquanto área do design.

QUE TRABALHOS PODEM CONCORRER?

Podem concorrer trabalhos inéditos de ex-líbris representativos da Biblioteca da Imprensa Nacional. Estes trabalhos podem ser apresentados em qualquer técnica.

DE QUE MODO DEVEM SER SUBMETIDOS OS TRABALHOS A CONCURSO?

O trabalho, no momento de submissão da candidatura, deve estar identificado com o respetivo pseudónimo. Não deve figurar em parte alguma do trabalho submetido a concurso qualquer identificação do candidato.

Só é permitida a submissão de trabalhos que se apresentem em ficheiros com formato PDF, com tamanho máximo de 10 MB.

O candidato deve submeter no formulário, no campo para o efeito, as provas documentais, que devem conter obrigatoriamente a seguinte informação:

  • Identificação do concorrente: nome completo, morada, endereço de correio eletrónico e telefone de contacto;
  • Declaração, datada e assinada pelo concorrente, de que o trabalho apresentado a concurso é original e inédita.
  • Os documentos que fazem a prova documental devem ser enviados num único ficheiro comprimido.

ONDE E COMO DEVEM SER REMETIDOS OS TRABALHOS?

Durante a fase em que decorrem as candidaturas, os candidatos deverão submeter o seu trabalho através de candidatura online, utilizando o formulário disponível em https://imprensanacional.pt/biblioteca/premio-ex-libris/candidatura-ao-premio-ex-libris/ [em Candidaturas].

QUE PRÉMIO SERÁ ATRIBUÍDO?

O autor do trabalho distinguido receberá um prémio pecuniário no valor de 2000 € (dois mil euros) e terá a devida imposição do seu ex-líbris nas edições e obras do acervo da Biblioteca

COMO SERÁ SELECIONADO O TRABALHO VENCEDOR?

A escolha do trabalho distinguido cabe ao Júri designado pela INCM, que deliberará por unanimidade ou por maioria simples.

O Júri é composto por cinco elementos, um presidente e quatro vogais: dois nomeados pela Academia Portuguesa de Ex-Líbris; dois nomeados pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e um quinto elemento que preside ao Júri. Este último é indicado por comum acordo das partes.

QUAL O PRAZO DAS CANDIDATURAS? COMO E QUANDO SE ANUNCIARÃO OS VENCEDORES?

*Tendo o Júri decidido, por unanimidade, não atribuir prémio no primeiro concurso, foi aberta nova fase que decorre entre 23 de novembro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024*. A decisão do Júri será divulgada, nos sítios institucionais da INCM (www.incm.pt e imprensanacional.pt) até 45 dias após o fecho do período de candidaturas.

ONDE PODEM SER DIRIGIDOS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO?

Imprensa Nacional-Casa da Moeda
premioexlibris@incm.pt