Prémio de Ex-Líbris da Biblioteca da Imprensa Nacional
Centenário da Biblioteca (1923-2023) | Candidaturas abertas de 10 de julho a 30 de setembro de 2023
A Imprensa Nacional, chancela editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., INCM, em parceria com a Academia Portuguesa de Ex‑Líbris, organiza um concurso para a criação do novo ex-líbris da Biblioteca da Imprensa Nacional, no âmbito das comemorações do seu centenário.
O prémio visa estimular o design de ex-líbris e distinguir a proposta que melhor represente a Biblioteca da Imprensa Nacional.
Ex-Líbris
Em 3 de outubro de 2023, a sala da atual Biblioteca da Imprensa Nacional (INCM), também designada sala António José de Almeida, irá completar cem anos de atividade. Este espaço, projetado para o efeito por ocasião da construção do novo edifício, com o contributo de artistas, operários e carpinteiros da Imprensa Nacional, acolheu, em 1923, o acervo bibliográfico que desde 1768 tinha sido preservado na Biblioteca do Palácio Soares de Noronha; acervo esse composto pelo património editorial produzido desde a criação da Impressão Régia, mas também por doações e aquisições feitas ao longo do tempo.
Em 1927, a Imprensa Nacional organizou um concurso para a criação do ex-líbris da sua Biblioteca, tendo o primeiro prémio sido atribuído a Raquel Gameiro.
O atual concurso pretende valorizar o ex-líbris enquanto área do design e distinguir trabalhos inéditos de ex-líbris representativos da Biblioteca da Imprensa Nacional.