
A Imprensa Nacional e o Museu Nacional de Arqueologia têm vindo a disponibilizar, sempre às sextas-feiras, de forma gratuita e partilhável nos respetivos sites, um volume desta centenária revista O Arqueólogo Português, fundada em 1895 por José Leite Vasconcelos.
Uma revista que tinha por desígnio inicial o de ser uma publicação destinada a «estabelecer relações literárias entre os diversos indivíduos que, ou por interesse científico, ou por mera curiosidade, se ocupam das nossas antigualhas.».
Ao longo dos anos, tornou-se numa revista científica, de grande renome e prestígio nacional e internacional.
Hoje fica disponível no site da Imprensa Nacional-Casa da Moeda o volume III da série V da Revista O Arqueólogo Português. Volume in Memoriam de Justino Mendes de Almeida (1924 ‑2012).
Neste volume pode encontrar vários artigos de inúmeros especialistas. Entre eles:
«In Memoriam Recordando Justino Mendes de Almeida», por João Luís Cardoso;
«A ourivesaria arcaica no ocidente peninsular. Estado da questão, problemáticas arqueológicas e perspetivas de desenvolvimento do campo de estudo, por Virgílio Hipólito Correia (comentado por Ana Arruda, Barbara Armbruster, Maria de Fátima Araújo e Raquel Vilaça);
«A indústria lítica do concheiro das Amoreiras (coleção Heleno) e o seu enquadramento cultural no Vale do Sado – Um caso consonante?», por Diana Nukushina;
«As Placas de Xisto Gravadas da Anta da Herdade da Lameira (Alto Alentejo, Portugal)», por Marco António Andrade;
« As oil bottles de tipo fenício no território português e o consumo de substâncias aromáticas», por Francisco B. Gomes.
Boas descobertas!