Hoje, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. A data foi estabelecida em 1977 pelo ICOM — Conselho Internacional de Museus. Este ano o «Poder dos Museus» é o mote que rege a festa que reúne museus de todo o mundo.
Autênticas catedrais da memória e da cultura coletiva, a incumbência dos museus não se cinge apenas à recolha do património ou da produção de um artista. O Museu é também templo de conservação, de preservação e de restauro. É local de intercâmbio cultural e de encontros intergeracionais. Local de cruzamento de saberes e de descobertas.
A Imprensa Nacional orgulha-se de ter construído uma vasta rede de parcerias com os principais museus nacionais. Entre eles, o Museu Nacional de Arte Antiga (um dos mais visitado do país), o Museu Nacional de Arqueologia (detentor do maior número de bens classificados como tesouros nacionais, alguns de valor incalculável) ou ainda — entre muitos outros — o Museu Soares dos Reis (mais antigo museu público de arte português).
Neste dia, convidamo-lo a visitar os catálogos de exposições, patentes em vários museus nacionais, que disponibilizámos online, de forma completamente gratuita e partilhável. Estão disponíveis aqui: https://imprensanacional.pt/livros-em-pdf/