Cântico sobre uma gota de água, de Eduardo Bettencourt Pinto, é um livro de poemas que está agora publicado na coleção «Comunidades Portuguesas», uma coleção da Imprensa Nacional em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A coleção «Comunidades Portuguesas» pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal. Com esta coleção, iniciativa conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Imprensa Nacional‑Casa da Moeda, quer dar‑se visibilidade e voz às nossas comunidades residentes no estrangeiro.
Eduardo Bettencourt Pinto nasceu em Gabela, Sul de Angola. Radicou-se no Zimbabwe (Harare e Bulawayo) em 1975. Ponta Delgada, cidade dos seus ancestrais maternos, acolheu-o na Primavera de 1976. Errante por natureza (começou a viajar sozinho aos 12 anos de idade, em Angola) viria a radicar-se, em 1983, na costa oeste do Canadá onde ainda vive. Publicou vários livros de poesia (traduzida em várias línguas) e ficção. Foi editor da revista online de artes&letras Seixo review. Tem colaboração dispersa por jornais e revistas. Está representado em antologias em Angola, Portugal, Espanha, Itália, Letónia, Brasil, Cuba, Canadá, Israel e Estados Unidos.
NA ESPLANADA
Na esplanada,
a tarde cai
sobre as mesas vazias.
Sente nas mãos as águas dos instantes,
uma torrente de solidões.
Cansa-se da brisa que corre da autoestrada
e mergulha ao seu lado
com o som metálico
do tráfego automóvel.
Abre as mãos às palavras
da tribo.
Trazem a leveza das sementes,
as dispersas raízes da voz.
Uma criança cresce
no poema que escreve.
Quando salta da página
atravessa a rua a correr
e perde-se no longo oceano
da idade.
Cântico sobre uma gota de água está publicado em versão papel e está também disponível em versão digital gratuita, em https://imprensanacional.pt/livros-em-pdf/