Cartão de identificação da Associação Tipográfica Lisbonense como participante na Exposição Nacional das Artes Gráficas, promovida pela Imprensa Nacional em 1913.
A exposição, inaugurada em 2 de outubro pelo Presidente da República, Manuel de Arriaga, foi a primeira do género no nosso país e recebeu especial atenção da imprensa da época. Reuniu cerca de 150 expositores de artistas individuais, fotógrafos, editoras, jornais, revistas, tipografias, litografias, fabricantes de papel, escolas, da Casa da Moeda e até da Penitenciária Central de Lisboa onde, em abril de 1912, tinha sido instalada uma pequena tipografia com o apoio da Imprensa Nacional.
Esta iniciativa teve também por objetivo a preparação de uma exposição internacional, prevista para 1915, e que deveria coincidir com a celebração dos centenários da tomada de Ceuta e da morte de Afonso de Albuquerque. No entanto, não chegou a acontecer, provavelmente devido aos efeitos da Grande Guerra que entretanto eclodiu na Europa.
A documentação relativa à organização desta exposição faz parte do acervo da Biblioteca e do Arquivo Histórico da Imprensa Nacional, incluindo convites, folhetos, bilhetes e diplomas, entre outros materiais gráficos promocionais.
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.