Decorreu ontem, na biblioteca da Imprensa Nacional, a apresentação do livro Ensaios de Estética Musical, de Richard Wagner, com a presença da germanista e tradutora Ana Maria Garcia Bernardo, responsável pela seleção, tradução, introdução, ensaio final e notas, do Diretor de Edição e Cultura Cláudio Garrudo, e da editora Clara Vilar.
Ana Maria Bernardo destacou desde logo o papel de responsabilidade cultural perante a edição que tem sido desempenhado pela Imprensa Nacional, designadamente no que se refere à divulgação das artes.
Abordando a antologia agora apresentada, integrada na Coleção Olhares, recordou a «tremenda lacuna» editorial sobre a vasta produção ensaística de Wagner, cujo vasto legado justifica um maior conhecimento no nosso país. O trabalho que dedicou a esta edição, numa seleção rigorosa que considerou a dimensão e a diversidade dos textos, visa justamente dar a conhecer ao público português o programa estético e musical de Wagner através da tradução direta do original.

Salientando a singularidade desta prática ensaística, Ana Maria Bernardo propõe a leitura desta antologia para promover a capacidade de compreensão das óperas de Wagner pelo público português, sugerindo o exercício de leitura do comentário a cada uma destas obras, seguida da audição do respetivo prelúdio.

No próximo dia 19 de maio, Ana Maria Bernardo irá conduzir uma Conferência sobre estética musical de Richard Wagner promovida pelo Círculo Richard Wagner e acolhida pelo Goethe-Institut Lisboa.