
O livro Thomaz de Mello Breyner, Relatos de Uma Época – Do Final da Monarquia ao Estado Novo, de Margarida de Magalhães Ramalho, é apresentado, na próxima terça-feira, dia 2 de outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal.
A apresentação desta obra biográfica vai estar a cargo de Maria Flor Pedroso, jornalista da RTP.
Sobre este livro:
Thomaz de Mello Breyner, Relatos de Uma Época – Do Final da Monarquia ao Estado Novo é o testemunho atento de um homem que manteve um registo pormenorizado ao longo de quase cinquenta anos marcantes para a história de Portugal.
Médico notável, Thomaz de Mello Breyner, 4.º conde de Mafra, empenhou-se na promoção de políticas de saúde pública, mormente através da luta contra as doenças venéreas, mesmo em prejuízo da carreira e de proventos económicos.
Através do seu testemunho, somos levados a presenciar acontecimentos mundanos, num período temporal politicamente conturbado que assiste, a nível interno, à queda da monarquia, às convulsões da I República e à ascensão do Estado Novo.
Na impossibilidade de transcrever na íntegra o espólio que nos deixou, esta biografia é a síntese possível que, conforme escreve a autora, Margarida de Magalhães Ramalho, «[…] pretende resgatar do esquecimento uma das personalidades mais relevantes e respeitadas do seu tempo.»
Sobre a autora:
Licenciada em História da Arte. Dirigiu as escavações arqueológicas na Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em Cascais (1987-2005), e foi a responsável pela sua abertura ao público. Pertenceu aos quadros da EXPO’98 (1993-1998) onde comissariou algumas exposições. Freelancer desde então, continua a comissariar exposições. Coautora do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, é a responsável científica do Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz. Com mais de vinte títulos publicados colabora regularmente com a Visão História e o jornal Expresso.