O fotógrafo Jorge Guerra (Paço de Arcos, 1936), que reside em Toronto há vários anos, está em Portugal para apresentar o novo livro da Série Ph. dedicado à sua obra fotográfica. O lançamento será no dia 7 de outubro às 18h00 na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, e contará com a presença dos autores.
Ph.07 Jorge Guerra conta com algumas obras inéditas e com texto de Tereza Siza e Maria do Carmo Serén e aborda o percurso, com cerca de seis décadas de atividade, de Jorge Guerra na área da Fotografia: «A par do seu papel de divulgação da fotografia, seja em galeria própria, criação de instituições de ensino e prática, seja em conferências e no complexo da revista OVO, a sua produção fotográfica também corresponde a um bloco em contínua experimentação: absorve técnicas e correntes em criações próprias e inovadoras.»
Jorge Guerra estudou História e Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1956-1960) e cinema na London School of Film Technique (1963-1965), tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1966-1967 fotografou em Lisboa, onde concebeu o seu primeiro projeto editorial no domínio da fotografia, intitulado Lisboa, Cidade de Sal e Pedra. Em 1970 deixou Londres e partiu para Montreal, Canadá, onde estabeleceu residência. Em 1974 fundou e foi diretor da galeria de fotografia da Cinémathèque québécoise e coeditor, com Denyse Gérin-Lajoie, da revista Le Magazine OVO. Em Portugal destacam-se as exposições individuais realizadas na Fundação Calouste Gulbenkian (Encontros com Narciso, 1989, e Fotografias de Jorge Guerra, 1991), no Centro Cultural de Belém (Jorge Guerra, Quarenta anos de Fotografia, 2000) e no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico (Jorge Guerra, Saudade de Pedra, 2019). O seu trabalho está representado em várias coleções públicas e privadas, como as do Musée d’art contemporain de Montréal, do Musée national des beaux-arts du Québec, do Musée canadien de la photographie contemporaine, da Fundação PMLJ (Lisboa), do Centro Português de Fotografia (Porto), da Fundación Foto Colectania (Barcelona), da Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco (Lisboa), da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa) e do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico.
A Série Ph. conta já com títulos dedicados a Jorge Molder, Paulo Nozolino (ambos já na segunda edição), Helena Almeida (esgotado), Fernando Lemos, José M. Rodrigues e Ernesto de Sousa. A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, é uma coleção de monografias bilingues (português/inglês) dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, que pretende dar a conhecer a obra dos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia.
Transmissão em direto através da página de Facebook da Imprensa Nacional, disponível em www.facebook.com/ImprensaNacional