Título: Luís Filipe de Abreu
Coleção D, volume 12
Apresentação: por Natália Correira Guedes e João Rocha de Sousa
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional
Data: terça-feira — 22 de setembro
Horário: 19h30
Entrada gratuita limitada à capacidade da sala.
A apresentação do mais recente título da Coleção D — a já clássica coleção dedicada ao design português e seus autores mais relevantes nas suas diferentes expressões, dirigida pelo também designer Jorge Silva — apresenta a produção artística de Luís Filipe de Abreu.
(…) o desenho é senhor absoluto de toda a obra, dos cenários e figurinos para ópera, teatro e bailado à medalhística, da pintura mural, cerâmica, vitral e tapeçaria integrados em espaços arquitetónicos à ilustração editorial. Longe da aquosa preguiça da tinta da china e da aguarela, a quase totalidade da sua obra gráfica foi traçada a guache, material agreste a pedir mão firme e, desse duelo, saiu sempre Luís Filipe de Abreu vencedor. É na qualidade narrativa das suas ilustrações, potenciada pelo virtuosismo anatómico, a permitir todas as audácias na perspetiva, em raros planos picados e contrapicados, e no traço nervoso e intermitente, de espessura palpável, que reside muito do valor singular de Luís Filipe de Abreu na história das artes visuais portuguesas.
Os livros da Coleção D são publicados em edição bilingue (português e inglês) com prefácios do também designer Jorge Silva, que dirige a coleção.
FEIRA DE LIVROS DE ARTE
A sessão de apresentação assinala a inauguração da 7.ª edição do festival Bairro das Artes, bem como o início da Feira de Livros de Arte promovida pela INCM, que decorrerá de 23 de setembro a 8 de outubro, na loja da Rua da Escola Politécnica, n.º 137.
Horário:
2.ª-6.ª das 9 às 19 horas
Sábado das 9 às 13 horas