Alfredo Cunha será o próximo fotógrafo a ser editado na Série Ph. da Imprensa Nacional. O livro, com textos de António Barreto e David Santos, será apresentado no dia 7 de outubro, às 18h30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, e contará com a presença dos autores.
Ph.09 Alfredo Cunha aborda os mais de 50 anos do percurso do fotógrafo e publica dois ensaios distintos, um de António Barreto intitulado «Do ofício à arte» e outro de David Santos «Do índice ao ícone», que tratam sob duas perspetivas diferentes o trabalho do fotógrafo. A narrativa do livro está construída de forma temática em «capítulos» tão diversos como o conflito/guerra, religião, 25 de Abril e descolonização, trabalho, sociedade, viagens e retratos.
António Barreto afirma no seu texto que Alfredo Cunha «Viajou pelo mundo inteiro, conheceu todas as condições sociais e humanas, esteve presente em momentos decisivos, presenciou a morte, viveu a luta, fotografou o amor, passou por todos os trabalhos e acompanhou revoluções…».
«No caso de Alfredo Cunha, a vida é feita de imagens realizadas, a realizar, e outras que ficaram para trás. Algumas transcendem a singularidade da decisão autoral e ganham um peso que é coletivo, identitário.», como afirma David Santos no seu ensaio inédito publicado no livro.
Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Em 1970, iniciou a carreira profissional em fotografia. Colaborou com os jornais O Século, Público, Jornal de Notícias, entre outros. Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Tem publicado diversos livros de fotografia, entre os quais: Raízes da Nossa Força (1972), Naquele Tempo (1995), Cortina dos Dias (2012), Os Rapazes dos Tanques (2014), Retratos 1970‑2018 (2018), O Tempo das Mulheres (2019) ou Leica Years (2020).
A Série Ph. conta já com títulos dedicados a Jorge Molder, Paulo Nozolino (ambos já na segunda edição), Helena Almeida (esgotado), Fernando Lemos, José M. Rodrigues, Ernesto de Sousa, Jorge Guerra e Daniel Blaufuks. A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, é uma coleção de monografias bilingues (português/inglês) dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, que pretende dar a conhecer a obra dos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia. Nos últimos anos, a Série Ph. tem sido alvo de interesse nacional e internacional, sendo apresentada em festivais, universidades e outros eventos.