No primeiro semestre de 2022 foram 16 os novos títulos da Imprensa Nacional a integrarem as recomendações do Plano Nacional de Leitura (PNL).
A editora pública conta agora com mais de 80 títulos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura!
Da icónica coleção de bolso «O Essencial sobre» entraram no primeiro semestre de 2022 para o PNL O Essencial sobre a Seara Nova, de Luís de Andrade, O Essencial sobre Aristides de Sousa Mendes, de Cláudia Ninhos, O Essencial sobre os portugueses no sistema concentracionário do III Reich, com coordenação de Fernando Rosas e textos de Ansgar Schaefer, Cláudia Ninhos, António Carvalho e Cristina Clímaco, e O Essencial sobre os salvadores portugueses, de Margarida de Magalhães Ramalho.
Da coleção «Itálica», inaugurada em 2019 e inteiramente dedicada a autores italianos, foram recomendados os títulos Vida de um Homem. Toda a Poesia, de Giuseppe Ungaretti, Vida Nova. Rimas, de Dante Alighieri, Rimas, de Michelangelo Buonarroti, e também a Divina Comédia, de Dante Alighieri (tradução de Jorge Vaz de Carvalho).
Da coleção «Plural», dedicada à poesia, Muitas Vozes. Toda a Poesia, 1950-2010, de Ferreira Gullar, Por Ora. Poesia reunida (1982-2018), de Paulo Henriques Britto, e Overdrive. Poesia [07.21], de Alexandre Sarrozola são as obras recomendadas.
Ainda na área da poesia, o monumental volume de Poesia, de Francisco de Sá de Miranda, com edição de José Camões e de Filipa de Freitas, encontra-se também entre as obras recomendadas pelo PNL. O mesmo para Canto Errante: Uma antologia, de Rubén Darío, com tradução (a primeira para português de Portugal) de Miguel Filipe Mochila.
A edição crítica de A Relíquia, de Eça de Queirós, com edição de Carlos Reis e Maria Eduarda Borges dos Santos mereceu também esta recomendação.
Quanto às obras infantojuvenis entraram para o Plano: Aristides de Sousa Mendes: Um homem de coragem, com texto de José Jorge Letria e ilustrações de Alex Gozblau (coleção «Grandes Vidas Portuguesas», uma coleção feita em parceria pela Imprensa Nacional e a Pato Lógico), e Pequeno e Precioso: Cavalo-marinho, com texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão (coleção «Museu Casa da Moeda»).
Acreditamos que continuamos no bom caminho, empenhados em prestar um serviço público de qualidade e em chegar cada vez mais e cada vez melhor a mais leitores.
Recorde-se que o PNL foi criado em 2006 para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses, promovendo o gosto pela leitura e já tornou público que nos próximos anos vai apostar na «literacia científica e digital» para crianças e adultos e incluirá bibliotecas escolares e instituições de ensino superior. Porque já se sabe e os próprios o afirmam: «A Leitura prejudica gravemente a sua ignorância.»