O Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo apresenta um olhar diferente, sobre o avesso da cultura portuguesa, numa tentativa de procurar ajudar a compreender melhor o país e os estereótipos que foram sendo criados ao longo dos tempos, constituindo-se assim como uma espécie de história da cultura portuguesa olhada do ângulo dos dinamismos de oposição e de contradição – desde os primórdios da civilização até aos dias de hoje. Isto com base na perceção negativa dos outros, como, por exemplo, o judeu, o padre, o inglês, o muçulmano, o comunista, o maçon ou o castelhano.
Editado pela Imprensa Nacional, o Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo resulta de um longo trabalho interdisciplinar de pesquisa, reflexão e redação, ao longo de mais de uma década e que envolveu especialistas e investigadores de universidades portuguesas e estrangeiras.
A Imprensa Nacional continua assim a dar cumprimento à sua missão de serviço público, disponibilizando, no seu sítio da Internet, de forma totalmente gratuita e partilhável, este dicionário, em cinco volumes. Hoje fica disponível o 4.º volume que compreende as letras de R a X.
Disponível aqui:
Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. Vol. 4 (R-X)