Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
SegTerQuaQuiSexSábDom
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Qua
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Qua, Jul 09 -
Agenda Image
01 Qua
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Qua, Jul 09 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Cultura

Um jogo de tabuleiro com mais de 200 anos

A Imprensa Nacional já é tão antiga que guarda alguns tesouros da nossa história, incluindo jogos e livros infantis.

Terá sido em 1800 que uma pequena tipografia, conhecida como Tipografia do Arco do Cego, produziu um jogo de tabuleiro bastante curioso. Era um «passatempo aritmético», destinado a ajudar os mais jovens a treinar operações simples de aritmética.

Para jogar era necessário lançar um ou dois piões com dez faces, a partir dos quais se faziam os cálculos. A paragem em casas assinaladas alterava o progresso do jogo (recuando, retendo ou avançando), como se lê, por exemplo na casa 17:

«O perdigueiro segue o dono por matos, e rios;
Defende-o enquanto sente forças para combater;
Sede leal, animoso, e afável como ele;
Uma vintena vos recompensará; avançai vinte casas.»

O tabuleiro do jogo, a chapa da gravura e as instruções estão até hoje conservadas na biblioteca da Imprensa Nacional e ajudam-nos a perceber como se brincava há mais de dois séculos.

Saber mais

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade