Já é conhecida a vencedora da fase de Ilustração da 2.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
Nesta edição, Nathalie Melo, vencedora da fase de Texto com a obra Onde se meteu o galo depenado de meias chamado Rex?, foi igualmente distinguida na fase de Ilustração. A autora e ilustradora apresentou um conjunto de trabalhos que mereceu a unanimidade do júri, constituído por Elisabete “Bety” Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria.
Na fundamentação da decisão, o júri destacou que «um ponto positivo é a integração de elementos culturais cabo-verdianos, que dá autenticidade e identidade visual à obra», sublinhando ainda que «as ilustrações comunicam eficazmente a essência do texto, funcionando como complemento narrativo e não apenas decorativo. Elas ajudam a transmitir emoções, ações e contextos culturais, tornando a leitura mais envolvente».
A distinção inclui um prémio pecuniário no valor global de cinco mil euros (dividido entre texto e ilustração) e a publicação da obra pela Imprensa Nacional, editora pública portuguesa.
O Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes destina-se a cidadãos cabo-verdianos, residentes em Cabo Verde, assim como, a cidadãos estrangeiros que residam no país e tem como objetivo promover a criação literária e a ilustração destinadas ao universo infantojuvenil, prestando simultaneamente homenagem a Manuel Lopes, figura maior da literatura cabo-verdiana.
A INCM e a BNCV reiteram a convicção de que o Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes constitui um importante incentivo à criação literária e artística infantojuvenil em Cabo Verde, contribuindo para a valorização da língua portuguesa, da cultura cabo-verdiana e para a formação de novos leitores, que serão também os autores do futuro.