Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Lucílio Manjate (Presidente)
Lucílio Manjate nasceu em 1981, em Maputo, onde vive e trabalha. É um dos mais importantes representantes da geração contemporânea da literatura moçambicana. Licenciou-se em Linguística e Literatura e é mestre em Filosofia, pela Universidade Eduardo Mondlane (Maputo), onde atualmente leciona, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Além das publicações científicas e de crítica literária, estreou-se em 2006 com Manifesto (2006), obra distinguida com o Prémio Revelação TDM, seguindo-se Os Silêncios do Narrador (2010). Em 2012, publicou o volume de contos O Contador de Palavras e, em 2013, o romance A legítima Dor da Dona Sebastião. É coeditor de importantes antologias como Esperança e Certeza (2008), Era uma vez… (2009) e Antologia inédita – Outras vozes de Moçambique (2014). O seu romance Rabhia recebeu o Prémio Costley-White em 2017. A triste História de Barcolino, o homem que não sabia morrer, o seu mais recente romance, foi publicado simultaneamente em Moçambique e no Brasil em 2018. Publicou ainda Geração XXI, uma antologia crítica da mais recente literatura moçambicana. Em 2019, Lucílio Manjate fez parte da delegação de autores de língua portuguesa na Feira do Livro de Leipzig. É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), e foi Coordenador Editorial da Fundação Fernando Leite Couto.
Sara Laisse
Professora de cultura moçambicana na Universidade Politécnica de Maputo. É doutorada em Literatura e Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.
Paula Mendes
Editora-chefe da INCM. Editora profissional com larguíssima experiência de edição e revisão de textos. Foi docente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área da Revisão de texto. Licenciada e Mestre em Linguística e pós-graduada em Edição.