Manuel Maria Barbosa du Bocage, uma das mais complexas e notáveis figuras do Iluminismo em Portugal, nasceu no dia de hoje, em Setúbal, há 257 anos.
Para assinalar o aniversário de nascimento do poeta sadino, a Imprensa Nacional acaba de disponibilizar, no seu sítio de internet (imprensanacional.pt), de forma totalmente gratuita e partilhável, a coleção «Obras Completas de Bocage». Esta é uma coleção coordenada por Daniel Pires e é composta por três volumes:
Sonetos, Sátiras, Odes, Epístolas, Idílios, Apólogos, Cantatas e Elegias: Tomo I (Vol. I)
Sonetos, Sátiras, Odes, Epístolas, Idílios, Apólogos, Cantatas e Elegias: Tomo II (Vol. I)
Traduções (Vol. II)
Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas (Vol. III)
A Imprensa Nacional edita obras fundamentais da cultura nacional e universal de forma a preservar, promover e ampliar o património bibliográfico da língua portuguesa, uma das suas mais significativas missões estatutárias.
Consciente de que as transformações tecnológicas dos últimos anos mudaram o mundo e a forma de comunicar e que a internet trouxe um conceito de acessibilidade associado à informação e à leitura, a Imprensa Nacional acompanhou este salto digital e apostou na disponibilização gratuita de vários títulos do seu catálogo editorial, democratizando assim o acesso a um largo acervo bibliográfico e continuando a servir uma comunidade cada vez maior de utilizadores.