Figura cimeira da academia e da cultura portuguesas, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com presença relevante em universidades estrangeiras como Oxford, Santa Barbara, Indiana ou Innsbruck, Manuel António dos Santos Lourenço (1936-2009), mais conhecido por M. S. Lourenço, destacou‑se não apenas pela sua obra ensaístico‑filosófica e pelas suas traduções, mas também como escritor e poeta.
Este volume que a Imprensa Nacional agora disponibiliza é sobre a maior parte dos livros que se encontravam na casa de M. S. Lourenço, em Sintra, à data do seu falecimento, a 1 de agosto de 2009, e que os seus filhos, Catarina Lourenço e Frederico Lourenço, mais tarde doaram à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Um desenho rápido do acervo de M. S. Lourenço recebido pela biblioteca da Faculdade de Letras pode ser constituído pelos seguintes traços: 1108 volumes; 408 com ex‑líbris (37%); 396 encadernados uniformemente (36%); línguas mais representadas — inglês (336, 31%), alemão (308, 28%), português (299, 27%) e francês (144, 13%), além de grego (18), latim (14), espanhol (11), italiano (6), neerlandês (2) e sânscrito (2). Os conteúdos dominantes, e refletidos por um número semelhante de exemplares (35% e 32%, respetivamente), são a literatura (sobretudo de autores dos séculos xıx e xx) e a filosofia, em especial as áreas da lógica e da filosofia matemática; há depois um interessante núcleo no domínio de outras artes, sendo a música e as artes plásticas as mais representadas (11% dos volumes).
João Dionísio in Os Livros de M. S. Lourenço
João Dionísio, também docente da FLUL e profundo conhecedor do espólio «M.S. Lourenço», com conhecimento e sensibilidade guia‑nos com mestria por entre os caminhos deste particular universo bibliográfico, numa viagem que envolve no mesmo tear livros, pessoas, lugares, ideias, em suma, cultura e vida, sangue e espírito.
Os Livros de M. S. Lourenço, torna-se assim uma obra de consulta obrigatória para quem quiser estudar a evolução do pensamento de M. S. Lourenço.
Os Livros do M.S. Lourenço, de João Dionísio, conta com prefácio de José Pedro Seabra, diretor da Biblioteca, e é uma edição da Imprensa Nacional em parceria com a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Coleções da Biblioteca
A série Coleções da Biblioteca inclui descrições e catálogos de algumas das coleções de livros e manuscritos pertencentes à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Herdeira da Biblioteca do Curso Superior de Letras e guardiã dos espólios de grandes vultos da cultura portuguesa, muitos deles seus antigos professores e alunos, a Biblioteca da Faculdade de Letras alberga cerca de 700 mil volumes e meia centena de espólios. Graças a uma ativa política de captação de doações, a par da aquisição de bibliografia moderna, a Biblioteca tem registado na última década um significativo crescimento do seu património e da amplitude das suas atividades, que estão ao serviço do estudo, da investigação e da divulgação do saber, sobretudo nos domínios das Humanidades.